Publicado em:domingo, 16 de dezembro de 2018
Postado por Josimar Nunes

Conheça a onça completamente branca encontrada pela 1ª vez no Brasil


Um registro incrível foi feito no Brasil. É que descobriram, pela primeira vez na história, uma suçuarana completamente branca. O padrão branquinho já era conhecido entre leões, tigres e outros tipos de animais, mas para a onça suçuarana é a primeira vez.
Essa espécie é a puma concolor. O registro foi feito no Parque Nacional da Serra no Rio de Janeiro em 2013.
Mas afinal, esse bicho é albino? Não, ele é leucístico. O albinismo é a ausência total de melanina no corpo, inclusive nos olhos. O leucismo é a ausência parcial de pigmentação e pode envolver não só melanina, mas outros tipos de pigmento. 
Isso pode ser encontrado naturalmente, mas pode ser fruto de cruzamentos genéticos promovidos pelos seres humanos, como é o caso da maioria dos tigres de zoológico. Isso não é nada legal, porque pode causar um problema chamado endogamia. Mas nesse registro o bicho é natural.
Alguns pesquisadores já estão presumindo que esse leucismo pode ter sido causado por um provável gargalo genético. Como boa parte das suçuaranas foram exterminadas naquela região, a variabilidade genética cai e a possibilidade desses genes recessivos vingarem se torna mais fácil.

*Tribuna do Ceará

Postado por Josimar Nunes on 23:32. Tópicos .

0 comentários for "Conheça a onça completamente branca encontrada pela 1ª vez no Brasil"

ESPAÇO FEMININO

Total de Acessos

TUPPERWARE

TUPPERWARE

Mural de recados

Mais acessadas

LEIA A BÍBLIA