Publicado em:segunda-feira, 23 de julho de 2018
Postado por Josimar Nunes

Maior eclipse lunar do século acontece na próxima sexta-feira e pode ser visto no Brasil

Na próxima sexta-feira, 27, o poderá ser visto, do Brasil, o mais longo eclipse lunar total do século 21. No país, a fase total do eclipse acontecerá entre as 16h30min e as 18h13min. As informações são da BBC Brasil.

De acordo com o Observatório Nacional, a parte leste do Brasil verá o eclipse total, enquanto a parte oeste terá a visão apenas parcial. Para ver a Lua no eclipse total, o Observatório diz que as pessoas devem buscar um local onde seja possível ver o céu perto do horizonte a leste.

A partir das 18h13min, a Lua começa a sair da sombra mais escura, dando início ao eclipse parcial que vai até as 19h19min. Depois a Lua começará a entrar na sombra mais clara, o que marca a fase penumbral do eclipse, que dura até as 20h29min. Para o Nordeste do Brasil, a lua já vai nascer eclipsada às 17h20min.

Um eclipse acontece quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. Isso faz com que a Terra fique diretamente entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar. O eclipse acontece porque a Lua entra na sombra criada pela Terra.

Quando acontece um eclipse total, a Lua adquire uma cor avermelhada ou alaranjada, chamada de "lua de sangue". Isso por que nós vemos o satélite mesmo que ele não esteja recebendo luz direta do Sol. A luz solar atinge a Lua por meia da atmosfera da Terra, fazendo com que algumas faixas de frequência da luz solar sejam "filtradas", criando esse efeito alaranjado.
 
Redação O POVO Online

Postado por Josimar Nunes on 01:15. Tópicos .

0 comentários for "Maior eclipse lunar do século acontece na próxima sexta-feira e pode ser visto no Brasil"

ESPAÇO FEMININO

Total de Acessos

TUPPERWARE

TUPPERWARE

Mural de recados

Mais acessadas

LEIA A BÍBLIA