Publicado em:quarta-feira, 4 de abril de 2018
Postado por Josimar Nunes

Serra da Uruburetama vai ganhar Unidade de Conservação

A demanda partiu de um pleito feito pela Prefeitura de Uruburetama. Agora começa a fase de estudos
A Serra de Uruburetama vai ganhar uma unidade de conservação (UC). Esta foi a boa notícia que resultou da reunião ocorrida na tarde do dia 3, na sede da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), com a participação do titular, Artur Bruno e do secretário de Desenvolvimento Agrário e de Recursos Hídricos de Uruburetama, José Gervásio Rocha. “Acaba de ser tomada uma decisão histórica: a criação de uma unidade de conservação (UC) em Uruburetama”, declarou Bruno, ao fim do encontro.

“A demanda partiu de um pleito feito pela Prefeitura de Uruburetama. Através do secretário do município, Gervásio Rocha, foi solicitada a possibilidade de apoio, por parte da SEMA, nas ações de preservação do meio ambiente, em especial para a restauração de nascentes do Rio Mundaú”, explica o titular da SEMA. “Vamos agora, iniciar as articulações para darmos início a fase de estudos”, encerra.

No dia 13 de novembro de 2017, técnicos da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da SEMA, realizaram uma visita técnica à região. “ Ana ocasião, foi observada existência de remanescentes de Mata Atlântica”, disse o técnico da Cobio, João Rafael Muniz Silva. “Os principais alvos da visita foram as cabeceiras do Rio Mundaú, bem como as porções mais elevadas do município de Uruburetama, onde estão os fragmentos de vegetação composto por matas úmidas ainda em estado primitivo”.

Também participaram da reunião na SEMA, os técnicos Kairo Mendes, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e de Recursos Hídricos de Uruburetama e o técnico da Célula de Conservação da Diversidade Biológica (Cedib/Cobio).

Unidade de Conservação
Unidade de Conservação (UC) é a denominação dada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, às áreas naturais passíveis de proteção por suas características relevantes e que têm a função de assegurar a representatividade de amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente.

Serra de Uruburetama
A Serra de Uruburetama dista 108 km da Capital e está localizada no noroeste do Ceará. Trata-se de um dos maciços residuais dispersos nas depressões sertanejas cearenses e está distribuída pelos territórios dos municípios de Itapipoca, Uruburetama, Tururu e Itapajé. A região é “regada por águas mansas de vários regatos”, dentre os quais, o rio Mundaú que nasce na serra de Uruburetama em Itapipoca e banha mais três municípios: Tururu, Trairi e Uruburetama, onde está sua foz na fronteira com Itapipoca.

*Ascom

Postado por Josimar Nunes on 23:08. Tópicos .

0 comentários for "Serra da Uruburetama vai ganhar Unidade de Conservação"

ESPAÇO FEMININO

Total de Acessos

CONSULTORIA TUPPERWARE

CONSULTORIA TUPPERWARE

Mural de recados

Mais acessadas

LEIA A BÍBLIA