Publicado em:terça-feira, 6 de fevereiro de 2018
Postado por Josimar Nunes

Família do Ceará inclui formiga tanajura no cardápio

Muitos podem estranhar incluir formiga na alimentação, mas para a família Teixeira, da cidade de Ubajara, na Serra de Ibiapaba, noroeste cearense, comer tanajura é tradição passada de pai para filho.
A tanajura ou içá é uma formiga mais volumosa que as demais e é apreciada como iguaria na região da Serra de Ibiapaba, em especial, na época de chuvas quando se tonra mais comum, segundo a pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cristiane Coutinho.
Para o empresário Antônio Luís, a tanajura lembra a infância. "A gente foi crescendo sempre com essa cultura. E hoje o pessoal me conhece eu aqui como o maior comprador de tanajura da Serra de Ibiapaba. E realmente eu compro a que tiver", diz.

Josué Teixeira, filho do empresário, já incluiu a iguaria nas refeições."Desde pequeno eu acompanhava meus pais ao formigueiro. Quando eles faziam a tanajura eu comia uma, duas, aií, hoje sou viciado", diz.
Só nessa safra, a família adquiriu 100 quilos de tanajura. Antônio afirma que apesar do número parecer grande ele sempre faz uma economia para que não falte a iguaria em casa. "Para quem gosta não é muito não. A gente faz tipo uma economia para durar o ano todo", conta.

Um dos segredos do sucesso do prato na família é o preparo. A empresária Ednálva Teixeira tempera com água e sal, e depois, frita. É a forma mais tardicional de fazer, segundo ela. ''Mas tem gente que faz com manteiga, alho, pimenta. Eu gosto de comer quase em natura mesmo", fala.
A pesquisadora Cristiane afirma que não há relatos de prejuízos à saúde relacionados à ingestão deste tipo de formiga. Cristiane compõe um grupo da UFC que estuda a inclusão de insetos no consumo alimentar humano. Segundo ela, o hábito de comer a tanajura foi herdado de índios.


Fonte: G1

Postado por Josimar Nunes on 10:57. Tópicos , .

0 comentários for "Família do Ceará inclui formiga tanajura no cardápio"

PARABÉNS UMIRIM

PARABÉNS UMIRIM

ESPAÇO FEMININO

Total de Acessos

Mural de recados

ANUNCIE CONOSCO

ANUNCIE CONOSCO
Farmácia Leve Mais

Mais acessadas

LEIA A BÍBLIA