Publicado em:sexta-feira, 18 de agosto de 2017
Postado por Josimar Nunes

Tasso Jereissati ocupa o 1° lugar em ranking geral de desempenho de políticos brasileiros

O senador Tasso Jereissati é o parlamentar mais bem avaliado do Brasil, segundo o “Ranking dos Políticos”, projeto online que compara o desempenho dos congressistas brasileiros.
O levantamento considera a atividade política em relação ao combate à corrupção, privilégios e desperdício da máquina pública.
Os dados utilizados no rankeamento são de origem oficial e pública, a maioria deles do próprio site do Congresso. A pontuação é definida conforme dados sobre gastos, assiduidade, fidelidade partidária e processos judiciais.
O principal destaque do parlamentar é em relação à “qualidade legislativa”. São consideradas as votações das leis mais relevantes do Congresso. As pontuações são definidas por um Conselho de Avaliação de Leis, considerando, principalmente, a contribuição para o combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício de recursos públicos.
O conselho que avalia o posicionamento do parlamentar nas atividades legislativas e a importância das propostas apresentadas, relatadas ou revisadas é formado por cientistas políticos, economistas e advogados. Na lista de 14 analistas, consta o ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco e o economista Dalton Luis Gardiman.
Entre os destaques está a atuação de Tasso na Lei das Estatais, aprovada em 2016, que estabelece normas de governança corporativa e regras para compras e licitações que atendam às especificidades de empresas públicas e sociedades de economia mista. Consta também a PEC do fim do foro privilegiado, do teto de gastos públicos e de mudanças na cobrança de impostos.
Outras pontuações
Tasso tem a maior pontuação, 423 pontos. O ex-governador tem 27 faltas em 273 sessões, apenas 1 delas não justificada. O percentual de faltas do parlamentar é comparado com a média dos demais políticos. A cada 10% a mais de faltas da média, ele perde 10 pontos. A cada 10% a menos, ele ganha 10 pontos.
Compara-se também o valor gasto pelo político, no período total do mandato, com a média de gastos dos demais parlamentares no mesmo período. Ele também recebe pontos por ter formação superior e ser filiado ao mesmo partido durante toda a carreira política.
Tasso é seguido no ranking nacional pela senadora Ana Amélia (PP-RS), com 416 pontos; e Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), com 400 pontos.
Na lista dos parlamentares do Ceará, o 2° lugar é ocupado pelo deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB), em 55° lugar no ranking nacional. Em 3° lugar, está o senador Eunício Oliveira (PMDB), 57° no ranking nacional.
Alguns políticos cearenses têm pontuação negativa no ranking, como é o caso de Genecias Noronha (SD), com -35 pontos; Luizianne Lins (PT), com -303 pontos; e José Guimarães (PT), com – 215 pontos. Eles perdem pontos por causa de processos judiciais e altos gastos da cota parlamentar, por exemplo.
Confira a lista completa dos parlamentares do Ceará:
1° Tasso Jereissati (PSDB)
55° Raimundo Gomes de Matos (PSDB)
57° Eunício Oliveira (PMDB)
81° Vitor Valim (PMDB)
151° Moses Rodrigues (PMDB)
184° Cabo Sabino (PR)
204° Danilo Forte (PSB)
231° Adail Carneiro (PP)
314° Gorete Pereira (PR)
367° Paulo Henrique Lustosa (PP)
386° Vaidon Oliveira (DEM)
392° Domingos Neto (PSD)
405° Ronaldo Martins (PRB)
422° Aníbal Gomes (PMDB)
431° Macedo (PP)
459° Genecias Noronha (SD)
462° Ariosto Holanda (PDT)
465° André Figueiredo (PDT)
471° José Pimentel (PT)
504° Odorico Monteiro (PSB)
507° Leônidas Cristino (PDT)
516° Chico Lopes (PCdoB)
543° José Guimarães (PT)
546° José Airton Cirilo (PT)
579° Luizianne Lins (PT)

*Tribuna do Ceará

Postado por Josimar Nunes on 12:45. Tópicos .

0 comentários for "Tasso Jereissati ocupa o 1° lugar em ranking geral de desempenho de políticos brasileiros"

PARABÉNS UMIRIM

PARABÉNS UMIRIM

ESPAÇO FEMININO

Total de Acessos

Mural de recados

ANUNCIE CONOSCO

ANUNCIE CONOSCO
Farmácia Leve Mais

Mais acessadas

LEIA A BÍBLIA