Publicado em:sexta-feira, 11 de agosto de 2017
Postado por Josimar Nunes

Chuva de meteoros poderá ser vista nesta madrugada no Ceará

Uma chuva de meteoros (as populares estrelas cadentes), poderá ser vista na madrugada deste sábado (12). O fenômeno previsto é o da entrada dos meteoros ‘Perseidas’ no planeta e terá maior evidência nas localidades mais ao norte do globo.

No Brasil, quem estiver acordado nas regiões Norte e Nordeste, como o Ceará verá mais nitidamente a chuva. A visibilidade, mesmo assim, dependerá das condições climáticas de cada região e é melhor onde a iluminação artificial é menor. O fenômeno deve acontecer entre 3 e 6 horas desta madrugada.
A chuva Perseidas acontece por conta da passagem da Terra pela trajetória do cometa Swift-Tuttle. “Um cometa deixa pedacinhos, deixa meteoros por onde passa. Quando o planeta atravessa esse caminho, alguns meteoros entram na terra. O raio de luz, a estrela cadente, é sinônimo do meteoro se queimando devido a seu atrito com a atmosfera”, explica Roberto Costa, professor de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP). Nesta madrugada, espera-se uma grande quantidade de meteoros. “Uma média de um por minuto”, afirma Costa. Essa é a grande diferença em relação a outras épocas. “Todos os dias caem meteoros sobre a Terra, mas em intervalos muito longos, e quase imperceptíveis. Hoje haverá uma chuva de meteoros”, diz o professor.
Origem do nome
O nome Perseidas está relacionado ao ponto de origem dos meteoros, que neste caso vêm do norte, da Constelação de Perseus. É exatamente por isso que a visualização da chuva é maior nas regiões mais ao norte do globo.
Em outras épocas, os meteoros Orionídeas podem ser vistos na altura das estrelas Três Marias. Já os Leonídeas, quando caem sobre a Terra, são mais evidentes na direção nordeste do céu. A chuva de meteoros não representa risco ao planeta porque eles são pequenos. Seria um problema apenas se esses meteoros não se dividissem e, com grande diâmetro, caíssem sobre a Terra. “Mas esse risco é praticamente irrelevante”, diz Costa.
DN com informações: Estadão Conteúdo

Postado por Josimar Nunes on 21:35. Tópicos .

0 comentários for "Chuva de meteoros poderá ser vista nesta madrugada no Ceará"

ESPAÇO FEMININO

Total de Acessos

Mural de recados

ANUNCIE CONOSCO

ANUNCIE CONOSCO
Farmácia Leve Mais

Mais acessadas

LEIA A BÍBLIA