Publicado em:segunda-feira, 3 de abril de 2017
Postado por Josimar Nunes

Luta por aumento: Grupo de professores ocupa parte da Secretaria de Educação em Fortaleza

Em greve desde o último dia 15 de março, professores municipais ocuparam o 7º andar da Secretaria de Educação da prefeitura de Fortaleza (SME) nesta segunda-feira (3). Conforme a presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores do Ceará (Sindiute), Ana Cristina Guilherme, a decisão foi tomada após uma audiência com a prefeitura, porém, sem "propostas".

"A prefeitura radicalizou quando decidiu não apresentar nenhuma proposta de reajuste, que é o piso salarial, de 7.64%, com data-base de janeiro. Vamos ocupar até o prefeito voltar de viagem, no dia 5", disse Ana Cristina.

A secretária de Educação divulgou, por meio de nota, que está em negociação com o sindicato dos professores e que permanece aberta ao diálogo com a categoria. "Apesar da disponibilidade para o diálogo, a reunião foi encerrada abruptamente pelos representantes do Sindiute", informou.

Bloqueio no trânsito
Ainda nesta tarde, professores ocuparam um trecho da Avenida Pontes Vieira, onde fica localizado o prédio da SME. Segundo Ana Cristina, professores farão vigília na parte externa do local para assegurar a integridade dos 25 educadores que ocupam o gabinete da secretaria.

Nota da prefeitura
"A Prefeitura de Fortaleza esclarece que permanece em diálogo com os representantes do sindicato dos professores. Conforme agendado em reunião com o prefeito Roberto Cláudio no dia 24 de março, o Sindicato Único dos Trabalhadores do Ceará (Sindiute) foi novamente recebido pela secretária da Educação, Dalila Saldanha, e pelo secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Philipe Nottingham. O encontro, que ocorreu na tarde desta segunda-feira (03/04), foi o primeiro do Grupo de Trabalho formado para tratar do processo de readaptação.

O objetivo era esclarecer dúvidas sobre a legislação de readaptação e reforçar a disponibilidade da Prefeitura de averiguar e dirimir qualquer equívoco que nos chegue sobre o processo. Apesar da disponibilidade para o diálogo, a reunião foi encerrada abruptamente pelos representantes do Sindiute.

A Prefeitura de Fortaleza ressalta que permanece em negociação com a categoria. Na audiência do último dia 24 de março com o prefeito Roberto Cláudio, também ficou definido que:
· Na primeira quinzena de maio irá tratar sobre o reajuste dos professores;
· A gratificação dos orientadores será paga a partir de abril, ficando os meses anteriores a serem negociados;
· Os professores aprovados no último concurso público serão chamados à medida que outros solicitem aposentadoria. Para isso, será criado um Grupo de Trabalho, formado por representantes do Sindiute, Secretaria Municipal da Educação (SME) e Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), que realizará o estudo;
· Um novo projeto para melhorar a infraestrutura das escolas será lançado no segundo semestre deste ano."

Fonte: G1
Foto: Cnews


Postado por Josimar Nunes on 22:24. Tópicos .

0 comentários for "Luta por aumento: Grupo de professores ocupa parte da Secretaria de Educação em Fortaleza"

ESPAÇO FEMININO

Total de Acessos

CONSULTORIA TUPPERWARE

CONSULTORIA TUPPERWARE

Mural de recados

Mais acessadas

LEIA A BÍBLIA