Publicado em:sexta-feira, 10 de março de 2017
Postado por Josimar Nunes

TCE suspende licitação para serviço de transporte escolar em Apuiarés

O pleno do Tribunal de Contas do Estado do Ceara, em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (7/3), homologou Medida Cautelar suspendendo licitação para contratação do serviço de transporte escolar público no município de Apuiarés. O colegiado seguiu o entendimento do Ministério Público junto ao TCE Ceará e determinou a suspensão do Pregão Presencial nº 2017.02.06.01 - FME, lançado pela Prefeitura Municipal de Apuiarés.

De acordo com o TCE Ceará, foi demonstrada a presença da Fumaça do Bom Direito (fumus boni juris) na previsão do edital que permitiu o uso de caminhão, infringindo o Código de Trânsito Brasileiro, além da restrição à competitividade, na cláusula que exige a propriedade prévia dos veículos pelos licitantes. Já o Perigo da Demora (periculum in mora) foi caracterizado pela proximidade da abertura da licitação, agendada para 7/3/2017.

O processo nº 01194/2017-0 foi relatado pelo conselheiro Valdomiro Távora, que concedeu a liminar dia 6/3, por meio do despacho singular nº 00777/2017, suspendendo o pregão presencial até ulterior deliberação ou, caso o gestor pretenda dar continuidade à licitação, que proceda à exclusão das cláusulas indicadas pelo Parquet de Contas e adeque às demais falhas apontadas nos autos.

Auditoria no Transporte Escolar

Desde 2009, o Tribunal vem atuando, por meio de Representações, no combate ao uso inadequado dos veículos adquiridos para transporte exclusivo dos alunos. No ano passado, o Tribunal aprovou relatório final da Auditoria Operacional sobre Transporte Escolar, que avaliou a eficácia e a efetividade das ações de apoio ao deslocamento estudantil sob responsabilidade do Estado, no âmbito do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar.

O relatório preliminar de auditoria originou-se a partir de reunião realizada na Corte de Contas do Ceará, em fev/15, quando foi firmado Acordo de Cooperação nº 01/2015 com representantes da Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Segurança e Defesa Social (SSPDS), Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) para combate ao transporte escolar irregular.

A campanha “O futuro levado com segurança”, do TCE Ceará, auxiliou na conscientização de gestores, pais, alunos e a sociedade em geral sobre os problemas que ainda persistem, abrindo canais para que todos estejam atentos e denunciem ao Tribunal situações de descaso no transporte de estudantes.ImprimirWhatsAppTwitterFacebook

Assessoria de Comunicação Social
comunicacao@tce.ce.gov.br
(85) 3488.5958
(85) 3488.5905


Postado por Josimar Nunes on 06:33. Tópicos .

0 comentários for "TCE suspende licitação para serviço de transporte escolar em Apuiarés"

PARABÉNS UMIRIM

PARABÉNS UMIRIM

ESPAÇO FEMININO

Total de Acessos

Mural de recados

ANUNCIE CONOSCO

ANUNCIE CONOSCO
Farmácia Leve Mais

Mais acessadas

LEIA A BÍBLIA