Publicado em:quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017
Postado por Josimar Nunes

Sobe para 14 número de suspeitas de 'doença da urina preta' no Ceará

Subiu para 14 o número de casos suspeitos de "mialgia aguda a esclarecer", conhecida popularmente como doença da ''urina preta'', conforme nota técnica divulgada nesta quarta-feira (15) pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). Os casos suspeitos foram registrados no estado entre os dias 22 de dezembro de 2016 e 7 de fevereiro de 2017.

Outros 10 casos estão em acompanhamento e 4 foram descartados após a investigação por não enquadrarem na definição de casos suspeitos. Dos casos em acompanhamento, o início dos sintomas do primeiro caso deu-se em 18 de dezembro de 2016 e o último em 22 de janeiro de 2017.
Das 10 pessoas ainda em investigação, oito são de Fortaleza, uma é de Salvador e outra é de São Paulo. A média de idade é de 40 anos, e a maioria dos casos (60%) é de pacientes do sexo masculino. Oito pessoas relataram que consumiram peixe.
Sintomas
Conforme nota técnica da Sesa, os pacientes apresentaram dores musculares intensa, principalmente a região cervical, membros inferiores e superiores; mudança na tonalidade da urina (variando entre vermelho escuro e castanho); elevações significativas nas dosagens da cretinofos foquinase (CPK) e os níveis hepáticos (TGO e TGP). Não houve relato de febre, cefaleia, artralgia ou exantema. Todos os pacientes evoluíram para cura após tratamento médico.

G1

Postado por Josimar Nunes on 22:51. Tópicos .

0 comentários for "Sobe para 14 número de suspeitas de 'doença da urina preta' no Ceará"

ESPAÇO FEMININO

Total de Acessos

Mural de recados

ANUNCIE CONOSCO

ANUNCIE CONOSCO
Farmácia Leve Mais

Mais acessadas

LEIA A BÍBLIA