Publicado em:quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017
Postado por Josimar Nunes

Ceará é um dos seis estados brasileiros sem registros de Febre Amarela

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a febre amarela já tem 70 mortes confirmadas e 93 em investigação no país ( Arquivo )
Das 27 unidades federativas do Brasil, apenas seis são consideradas livres da febre amarela pelo Ministério da Saúde. Além do Ceará, também não registraram casos recentes da doença os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Dessa forma, tais localidades não têm indicação para uma campanha de vacinação contra a doença. 
Há, contudo, regiões do Nordeste em que há recomendação permanente da imunização, no centro-sul do Piauí e no oeste da Bahia. Há recomendação temporária de vacinação para as áreas de divisa entre a Bahia e São Paulo  e para quase todo o Rio de Janeiro. Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, quase a totalidade do resto do país permanece com recomendação da vacinação. 
Casos
Atéo momento, o Ministério da Saúde confirmou 215 casos de febre amarela no Brasil, com 765 outras ocorrências ainda sob investigação. Foram ainda confirmadas 70 mortes pela doença, enquanto 93 são analisadas. Os estados afetados até o momento são Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Tocantins. 
Em Fortaleza, 23 postos de saúde oferecem a vacina contra a doença, que é administrada em duas doses. Contudo, a imunização é destinada somente àqueles que vão viajar ou vivem nas regiões que estão registrando casos da doença, que são leste de Minas Gerais, oeste do Espírito Santo, noroeste do Rio de Janeiro e oeste da Bahia.
A febre amarela é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Os sintomas iniciais incluem febre de início súbito calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20-50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer.
DN

Postado por Josimar Nunes on 22:33. Tópicos .

0 comentários for "Ceará é um dos seis estados brasileiros sem registros de Febre Amarela"

ESPAÇO FEMININO

Total de Acessos

CONSULTORIA TUPPERWARE

CONSULTORIA TUPPERWARE

Mural de recados

Mais acessadas

LEIA A BÍBLIA