Publicado em:terça-feira, 14 de fevereiro de 2017
Postado por Josimar Nunes

Açude de General Sampaio começa a receber recarga hídrica

Moradores de cinco cidades do Estado do Ceará (Apuiarés, Canindé, Caridade, Paramoti e General Sampaio) comemoram a recarga do Açude de General Sampaio construído em 1932 com capacidade para 322.200.000.

Ontem dia 13 de fevereiro, de acordo com o Administrador da Barragem Samuel Izídio de Alencar, a recarga do açude é de 13 centímetros. Essa recarga deu-se por conta de duas chuvas na região, a primeira de 105 milímetros na noite de sábado e a segunda de 71.0 mm, já no domingo.

A Bacia Hidrográfica é 1.720 km2. Sua Bacia Hidráulica é de 3.300 hectares. O General Sampaio tem 37 metros e 60 centímetros de altura na base de parede e 197 metros e 80 centímetros de largura na base e, 222 metros de comprimento. ‘’Estamos na esperança de que iremos continuar recebendo boas chuvas na região e, isso irá influenciar na recarga’’, prevê Samuel. A média anual de chuvas da quadra invernosa normal é 900 milímetros.
 Atualmente o reservatório tem 4 milhões 570 mil metros, o equivalente a 1,49 de sua capacidade total.
A Prefeita de Canindé Rozário Ximenes comemora a chegada das chuvas nos Sertões de Canindé e aguarda com expectativa a recarga dos açudes SOUSA, SALÃO, SÃO MATHEUS E ESCURIDÃO, além dos reservatórios instalados na Zona Rural do Município. O açude General Sampaio sangrou pela última vez no dia 3 de maio, de 2009 às 06h30min, com uma lâmina 24 centímetros.

Além da recarga do principal reservatório que abastece a cidade, a população comemora a unificação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Superintendência de Obras Hidráulicas e Cagece, para sanar os problemas da água de Canindé.

‘’O vazamento da adutora, que liga General Sampaio a Canindé, tem causado um grande desperdício de água, num momento crítico e de grande escassez. O desperdício já atinge uma extensão de aproximados dois quilômetros. Na mesma condição, a adutora de Canindé.

Em atenção ao problema, nos reunimos na última terça-feira dia 7 de fevereiro, com o presidente da Superintendência de Obras Hidráulicas (SOHIDRA), a prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, o ex-prefeito de Caridade, Júnior Tavares e o membro do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Chiquinho’, disse o Deputado João Jaime, responsável pela audiência.
Fotos e texto de Antônio Carlos Alves

Canindé News


Postado por Josimar Nunes on 22:23. Tópicos .

0 comentários for "Açude de General Sampaio começa a receber recarga hídrica"

ESPAÇO FEMININO

Total de Acessos

Mural de recados

ANUNCIE CONOSCO

ANUNCIE CONOSCO
Farmácia Leve Mais

Mais acessadas

LEIA A BÍBLIA