Publicado em:sexta-feira, 13 de janeiro de 2017
Postado por Josimar Nunes

UMARI> Juiz cassa registros de candidaturas de prefeito e vice-prefeita já empossados; se decisão prevalecer no TRE haverá novas eleições

Prefeito Alexandre, da cidade de Umari
O juiz eleitoral da 58ª Zona Eleitoral, Marcelo Wolney Alencar Pereira de Matos, decidiu, nesta sexta-feira, 13, cassar os registros de candidaturas do prefeito eleito da cidade de Umari, Francisco Alexandre Barros Neto (PT), e da vice-prefeita, Laura do Carmo Lustosa Ribeiro (PHS), por julgar procedente Ação Judicial de Investigação Eleitoral por compra de votos promovida pela então prefeita, Marineide Pinheiro Moura (Neide) que tentava a reeleição.
A decisão do magistrado repercutiu em todo a região. Francisco Alexandre Barros Neto e Dra. Laura do Carmo Ribeiro foram empossados no cargo de prefeito e vice-prefeito, respectivamente, no último dia 1º.
O juiz ainda decidiu por aplicar multa contra o prefeito e vice-prefeita equivalente a um mil UFIR (Unidade Fiscal de Referência) que em 2016 no Ceará tinha o valor de R$ 3,69.
Com base no artigo 224 do Código Eleitoral, que determina novas eleições se a nulidade atingir mais da metade dos votos, a decisão judicial prevê, portanto, novas eleições para prefeito e vice-prefeito no município.
Cabe recurso à decisão do magistrado ao Tribunal do Regional Eleitoral (TRE) com efeito suspensivo da decisão local (1ª instância) até nova apreciação pelo TRE, em Fortaleza.
A 58ª Zona Eleitoral inclui os municípios de Baixio, Umari e Ipaumirim. A decisão foi tomada no fórum de Ipaumirim, sede da Zona Eleitoral.
VITÓRIA POR 4 VOTOS 
O pleito em Umari foi muito apertado. O candidato vitorioso, Alexandre (PT) obteve 2525 e a prefeita anterior, Neide (PSD), que tentava a reeleição, obteve 2521.
Diário do Nordeste

Postado por Josimar Nunes on 22:10. Tópicos .

0 comentários for "UMARI> Juiz cassa registros de candidaturas de prefeito e vice-prefeita já empossados; se decisão prevalecer no TRE haverá novas eleições"

ESPAÇO FEMININO

Total de Acessos

Mural de recados

ANUNCIE CONOSCO

ANUNCIE CONOSCO
Farmácia Leve Mais

Mais acessadas

LEIA A BÍBLIA