Publicado em:quinta-feira, 24 de novembro de 2016
Postado por Josimar Nunes

Jovens de Umirim são selecionados no Programa Jovem Empreendedor Rural

Após análise das fichas de inscrições e visita as famílias dos jovens que se inscreveram para o Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) a Adel divulga a lista dos jovens selecionados.

No total, foram 105 jovens que se inscreveram para o Programa, 51 mulheres e 54 homens de nove municípios do Território – São Gonçalo do Amarante, Pentecoste, Paracuru, Umirim, Caucaia, São Luís do Curu, Tejuçuoca, General Sampaio e Apuiarés.

Destes, 70 foram aprovados na primeira etapa de seleção do PJER. Após visita aos jovens e seus familiares 35 vão compor a nova turma de jovens empreendedores do território. Eles veem no PJER a oportunidade para colocar suas ideias em prática, empreenderem e conquistar sua autonomia financeira.

A seleção para nova turma do PJER iniciou em setembro e encerrou dia 18. O processo seletivo aconteceu em duas etapas e de maneira extensa. Na primeira etapa, foram analisadas por meio da ficha de inscrição o perfil de cada jovem. Na segunda etapa, a equipe da Adel visitou a propriedade do jovem para conhecer a família e as potencialidades e dificuldades de cada participante para empreender.

Segundo Tales Rilton, Assessor de Formação do Programa, as visitas foram essenciais para compreender as ideias de cada jovem. “Nas visitas a gente observou quais as ideias de negócios dos jovens e porque eles resolverem empreender, atentando para os desafios de cada empreendimento e levando em consideração o contexto socioeconômico no qual a comunidade está inserida”.

As visitas as famílias ainda no período de seleção do Programa é uma ação pioneira do Programa que trouxe resultados bastante positivos. Através do contato com as famílias foi possível apresentar aos pais o trabalho da Adel e os impactos do Programa no território.

A seleção dos jovens é uma etapa bastante importante para o Programa. Nesta etapa, a Adel percebe quais são as demandas dos jovens do território e identifica os possíveis empreendedores que podem contribuir com o desenvolvimento de suas comunidades.

Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER)

O Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) é desenvolvido pela Adel desde 2009, e cria oportunidades para o desenvolvimento de empreendimentos de jovens empreendedores rurais.

Ele consiste na aliança entre 04 (quatro) componentes, considerados essenciais para que os empreendedores encontrem condições adequadas e favoráveis para sua atuação: acesso a conhecimento, crédito orientado, apoio no fortalecimento organizativo e acesso a tecnologias.

O acesso a conhecimento, primeiro componente do PJER, é apresentado aos jovens por meio do Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios. O Curso é composto por oficinas, tutoria e encontros focais com os jovens.

No primeiro momento, os jovens são convidados a participar da aula inaugural no dia (28/11) e ficam uma semana imerso no Centro de Formação do Jovem Empreendedor Rural na comunidade de Sororoca em São Gonçalo do Amarante.

Nesta primeira semana eles estudam temas sobre empreendedorismo, desenvolvimento local e projeto de negócio. Posteriormente, eles participam de tutorias, encontros focais e oficinas elegíveis para aprofundar os conhecimentos em determinados temas.

O PJER conta com o apoio do Instituto Carrefour, Fundação Interamericana, Instituto Oi Futuro, Manos Unidas, Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante e Fundo Socioambiental Caixa.


Matéria via Blog da Adel Blog da Adel


PROGRAMA JOVEM EMPREENDEDOR RURAL
CURSO EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE NEGÓCIOS – ADEL
LISTA DE JOVENS SELECIONADOS

NOME
MUNICÍPIO
SELECIONADOS
01
Antônio Danuzio Ferreira Cravo
Umirim
02
Brena de Araujo Camilo
Pentecoste
03
Dayane Maciel Araujo
Caucaia
04
Eloilson Rodrigues de Sousa
São Gonçalo do Amarante
05
Francisca de Cassia Macedo de Sousa
General Sampaio
06
Francisco Gleison de Sousa
Pentecoste
07
Francisco Igno Coelho Costa
General Sampaio
08
Francisco Tiago Duarte Cruz
Apuiarés
09
Gabriel Levy Costa Albuquerque
Pentecoste
10
Gleyson Wesley Rodrigues
São Luis do Curu
11
Ismael Cruz da Silva
Pentecoste
12
João Nascimento Braga
Umirim
13
João Vitor Souza da Silva
São Luis do Curu
14
Joelison da Silva Costa
Paracuru
15
Johnnatan Assunção Pinheiro Lima
Umirim
16
José Ailton da Silva Rocha
Caucaia
17
Jose Wirton Vieira Pereira
Pentecoste
18
Kelbia Aires de Sousa Pereira
Umirim
19
Lelis Paula Duarte Nunes
Pentecoste
20
Leonardo Icaro Nascimento de Souza
Paracuru
21
Liliane Ingrid Barbosa Farias
Apuiarés
22
Luís Junior Monteiro
General Sampaio
23
Maria Priscilla Pachêco Rocha
São Gonçalo do Amarante
24
Maria Rosiane Oliveira Mota
Tejuçuoca
25
Maria Tais Lima
Caucaia
26
Maria Victória Castro Veras
Umirim
27
Maria Vilma Gomes Ribeiro
Tejuçuoca
28
Marina Iolanda Cavalcante Gomes Piragibe
Paracuru
29
Misael Salles dos Santos
São Luis do Curu
30
Patrícia Régia Ferreira dos Santos
São Luis do Curu
31
Paulo Cézar Gomes Alves
Umirim
32
Raul Felipe Tabosa Cipriano
São Luis do Curu
33
Ravena Pamella Sousa de Assis
Pentecoste
34
Roberto Sales Carneiro Batista
São Luis do Curu
35
Sabrina Ferreira dos Santos
São Luis do Curu


Postado por Josimar Nunes on 00:10. Tópicos , .

0 comentários for "Jovens de Umirim são selecionados no Programa Jovem Empreendedor Rural"

ESPAÇO FEMININO

Total de Acessos

TUPPERWARE

TUPPERWARE

Mural de recados

Mais acessadas

LEIA A BÍBLIA