Publicado em:terça-feira, 16 de agosto de 2016
Postado por Paula Nunys

Como escolher o tênis ideal e realizar a atividade física com segurança

A escolha do calçado errado pode ocasionar lesões e problemas ortopédicos

Os tênis têm, em média, uma vida útil de aproximadamente 500 km

A caminhada e a corrida estão entre as atividades físicas mais praticadas no mundo, principalmente quando se aproxima o verão e todos querem perder aqueles quilinhos a mais. No entanto, o que muita gente desconhece é que o impacto gerado nessas atividades pode ocasionar lesões e problemas ortopédicos. Por isso, é preciso escolher muito bem o calçado antes de sair de casa.

Conheça os diversos tipos de pisadas e escolha o tênis ideal para sua prática diária 
Usar tênis inadequado pode causar problemas como artrose de tornozelos, joelhos, quadril e lesões discais da coluna.


Aspectos como o conforto, a flexibilidade e boa qualidade de aderência do solado com o chão são ‘ferramentas’ parceiras na prevenção das lesões geradas pela pressão durante a pisada


As marcas de tênis investem cada vez mais nos sistemas de amortecimento, em conjunto com a entressola dos calçados, visando minimizar o estresse do impacto dos pés com o solo. Embora esse amortecimento seja bom, ele também não pode ser em grande quantidade, pois isso pode tornar a pisada instável nos movimentos repentinos.

De acordo com o especialista, os tênis têm, em média, uma vida útil de aproximadamente 500 km, e algumas características são capazes de evitar os vários tipos de danos ao corpo. 


Conhecendo as partes que compôem o tênis

Os tênis são subdivididos em várias partes. O cabedal, por exemplo, é o responsável por estabilizar o calcanhar e o tornozelo. Porém, o formato deve conter um recorte que não machuque o chamado tendão de Aquiles. 

O amortecedor é o responsável por diminuir o primeiro impacto da pessoa contra o chão, no momento da pisada. Já as palmilhas têm a finalidade de absorver a transpiração. 

O solado, por sua vez, oferece aderência adequada à superfície percorrida. A entressola faz parte do sistema estrutural do tênis e tem o papel fundamental de distribuir o peso do corpo por toda a estrutura do calçado, trabalhando em conjunto com o sistema de absorção de impacto. Em alguns tênis, ela é considerada uma ferramenta importante na prevenção de lesões geradas pela pressão.


Dicas para adquirir o tênis ideal
  •  Conforto 
  • Observar a tecnologia entre a entressola e o amortecimento
  •  Finalidade da prática esportiva
  • Análise do aspecto patológico
  • Se possível, optar pelos tênis com pisadas neutras
Informações do site: zh

Colunista Paula Gomes








Postado por Paula Nunys on 16:50. Tópicos , .

0 comentários for "Como escolher o tênis ideal e realizar a atividade física com segurança"

ESPAÇO FEMININO

Total de Acessos

CONSULTORIA TUPPERWARE

CONSULTORIA TUPPERWARE

Mural de recados

Mais acessadas

LEIA A BÍBLIA