Publicado em:quarta-feira, 22 de junho de 2016
Postado por Josimar Nunes

Câmara de Fortaleza aprova lei que proíbe transporte de material de construção em carroças


A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou na manhã desta terça-feira, 21, o Projeto de Lei 26/2015. O texto dispõe sobre a proibição da utilização de veículos de tração animal em estabelecimentos de comercialização de materiais de construção na Capital. 

A medida é válida para qualquer meio de transporte de carga como carroças e similares que façam transporte de materiais de construção. Caso a lei seja descumprida, o infrator deve pagar uma multa de R$1.000. Além disso, o veículo de tração animal será apreendido e o alvará de funcionamento do estabelecimento comercial cassado. 

O texto vai para redação final e em seguida para o prefeito Roberto Cláudio, que sancionará ou vetará o projeto. A fiscalização e aplicação das penas em questão fica a cargo da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

O texto original da lei aprovada traça como objetivo principal da medida "findar definitivamente o sofrimento dos equinos que são explorados diuturnamente pelos proprietários de tais empresas".

Autora da matéria, a vereadora Toinha Rocha (Rede) explica que o projeto é uma demanda de movimentos ligados a direitos dos animais como cavalos, burros e jumentos, usados como animais de carga. 

“Os veículos de tração animal são meio de transporte arcaicos, que antecedem ao advento dos transportes a motor, remontando ao período medieval.Apesar dos avanços em termos de meios de transportes, animais continuam a ser explorados para o uso da tração de veículos”, afirma Toinha, citando que outras capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba já adotaram a medida.


O Povo

Postado por Josimar Nunes on 12:50. Tópicos .

0 comentários for "Câmara de Fortaleza aprova lei que proíbe transporte de material de construção em carroças"

ESPAÇO FEMININO

Total de Acessos

Mural de recados

ANUNCIE CONOSCO

ANUNCIE CONOSCO
Farmácia Leve Mais

Mais acessadas

LEIA A BÍBLIA