Publicado em:segunda-feira, 4 de abril de 2016
Postado por Josimar Nunes

Previsão da Funceme é de mais chuva nesta segunda-feira no Ceará

As chuvas que banham o Ceará desde quarta-feira (29), podem continuar nesta segunda-feira (4). De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão para segunda-feira é de céu nublado com chuva em todas as regiões do estado. Isso, devido ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que está atuando sobre o estado.
“Essas precipitações mais intensas, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), são típicas da quadra chuvosa, quando a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atua. Cada dia de chuva é motivo de comemoração para todos os cearenses, mas sobre a previsão climática, ainda temos um quadro ainda preocupante até maio, com maior probabilidade de acumulado de chuvas abaixo da média histórica”, explica o meteorologista Raul Fritz.
A Zona de Convergência Intertropical é o sistema meteorológico mais importante na determinação de quão abundante ou deficiente serão as chuvas no setor norte do Nordeste do Brasil. A ZCIT é uma banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre  formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul.
De maneira simplista, pode-se dizer que a convergência dos ventos faz com que o ar, quente e úmido ascenda, carregando umidade do oceano para os altos níveis da atmosfera ocorrendo a formação das nuvens.
De ontem para hoje, choveu em 61 municípios do Ceará. A maior precipitação ocorreu na cidade de Aquiraz, localizada a 32 quilômetros de Fortaleza, com 97 milímetros. Em seguida vem o município de Paracuru, com 89,8 milímetros e Amontada com 88 milímetros.
G1

Postado por Josimar Nunes on 00:00. Tópicos .

0 comentários for "Previsão da Funceme é de mais chuva nesta segunda-feira no Ceará "

ESPAÇO FEMININO

Total de Acessos

Mural de recados

ANUNCIE CONOSCO

ANUNCIE CONOSCO
Farmácia Leve Mais

Mais acessadas

LEIA A BÍBLIA