Publicado em:quarta-feira, 16 de março de 2016
Postado por Josimar Nunes

Ceará deve ter chuvas mais intensas nos próximos 15 dias

Março e abril deveriam ser os meses mais chuvosos do ano no Ceará, mas as precipitações deste mês até agora estão 77% abaixo da média histórica. No entanto, o cearense vai ter um alento: as chuvas devem se intensificar nos próximos 15 dias.
O motivo é o principal fenômeno meteorológico responsável por precipitações no estado, como explica o meteorologista da Funceme Raul Fritz à rádio Tribuna Band News FM. “Mesmo com probabilidade de chuvas abaixo da média, a Zona de Convergência Intertropical sempre consegue trazer algumas chuvas para o estado do Ceará”.
Essas chuvas devem ser irregulares e, em alguns dias, podem se apresentar de maneira intensa. O norte do estado, sobretudo a faixa litorânea, como a Grande Fortaleza, serão os mais beneficiados. No entanto, outras regiões também podem registrar aumento de precipitações.
“Normalmente a Zona de Convergência favorece mais a parte norte do estado, o centro-norte, região litorânea, as serras próximas, como a região da Ibiapaba, Maciço do Baturité. Mas ocasionalmente ela consegue trazer chuvas para o interior do estado”, ressaltou.
Mesmo assim, o volume de precipitações vai seguir abaixo da média histórica. Para os meses de abril e maio, o fim da quadra chuvosa, a tendência é de redução da quantidade de chuvas. Isso acontece por influência do fenômeno El Niño, responsável pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico e que reduz a formação de nuvens no Nordeste.
*Tribuna do Ceará

Postado por Josimar Nunes on 01:13. Tópicos .

0 comentários for "Ceará deve ter chuvas mais intensas nos próximos 15 dias"

PARABÉNS UMIRIM

PARABÉNS UMIRIM

ESPAÇO FEMININO

Total de Acessos

Mural de recados

ANUNCIE CONOSCO

ANUNCIE CONOSCO
Farmácia Leve Mais

Mais acessadas

LEIA A BÍBLIA