Publicado em:sexta-feira, 8 de janeiro de 2016
Postado por Josimar Nunes

Padre belga teria abusado crianças de abrigo em Caucaia

Foto: Torill Hallien/Noruega / Divulgação
O Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) trabalha com o Tribunal de Primeira Instância de Bruxelas, da Bélgica, para investigar supostos abusos sexuais cometidos por um padre belga contra crianças atendidas em um abrigo, no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza.  Mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta sexta-feira (8), em três residências do padre, em na capital e na RMF. 
De acordo com o MPF-CE, o padre Jan Mathieu Van Dael, possui uma instituição denominada “Sítio Esperança da Criança”, que presta serviços de caridade para menores carentes entre 9 e 12 anos. As supostas vítimas teriam sido atendidas na instituição. O religioso já foi investigado pelo mesmo crime nos anos 70 em seu país de origem, mas o crime prescreveu. 
Jan nega todas as denúncias. Residente no Ceará desde 2003, o padre, com aproximadamente 80 anos, é investigado desde 2010, por meio de um trabalho realizado em todo o mundo contra crimes sexuais cometidos pelo clero. A ação, denominada “Operação Cálice”, teve início na Bélgica, país de origem do padre, a partir de denúncias feitas por supostas vítimas.
No Ceará, todas as crianças que teriam sido abusadas são do sexo masculino. Em suas três residências foram apreendidos documentos e computadores. Segundo o MPF-CE, os objetos apreendidos serão periciados, com a finalidade de se encontrar alguma prova material (fotografias, vídeos e afins) dos crimes. Existem relatos de supostas vítimas, mas os depoimentos são contraditórios.
O suspeito não é responsável por nenhuma paróquia no Ceará. Exerce apenas atividades beneficentes. Em 2013, a Bélgica e o MPF fecharam um acordo para investigar as denúncias contra o religioso, cometidas contra as crianças assistidas pela entidade. Em novembro do ano passado, representantes do tribunal belga estiveram aqui e conversaram com testemunhas, supostas vítimas e com o padre. 
Cnews

Postado por Josimar Nunes on 18:24. Tópicos .

0 comentários for "Padre belga teria abusado crianças de abrigo em Caucaia"

ESPAÇO FEMININO

Total de Acessos

Mural de recados

ANUNCIE CONOSCO

ANUNCIE CONOSCO
Farmácia Leve Mais

Mais acessadas

LEIA A BÍBLIA