Publicado em:terça-feira, 26 de janeiro de 2016
Postado por Josimar Nunes

Exército reforça combate ao Aedes aegypti no Ceará a partir desta quinta (28)

A partir da próxima quinta-feira (28), o Ceará contará com o reforço do Exército Brasileiro para combater o mosquito Aedes aegypti e, assim, frear as epidemias de dengue, febre chikungunya e febre por zika vírus no Estado. A informação é da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) eSecretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS). 
Ao todo, 200 homens atuarão na Capital e outros 30 na cidade de Crateús. De acordo com os órgãos, os militares receberam treinamento para acompanhar os agentes de saúde nas visitas diárias e fazer a inspeção dos imóveis. Eles realizarão, ainda, o trabalho de vedação das caixas d'água nas residências vistoriadas.
O auxílio do Exército faz parte das ações promovidas pelo Governo do Estado e pelas prefeituras para conter a proliferação do mosquito e das doenças transmitidas por ele. Em Fortaleza, conforme a SMS, professores de cerca de 300 escolas particulares e 400 escolas públicas estão sendo capacitadas para assumir a responsabilidade de eliminar criadouros e repassar conhecimentos de prevenção a alunos e outros docentes. 
Entrada forçada de agentes deve ser votada em fevereiro
Segundo Moacir Tavares, coordenador do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti, o projeto de lei para garantir que os agentes de saúde entrem em todas as casas do Ceará, destinado, principalmente, aos imóveis fechados ou abandonados, foi enviado à Assembleia Legislativa e deve ser discutido em fevereiro, quando a casa volta às suas funções. 
Somente em 2015, a dengue deixou 55.588 pessoas doentes e ocasionou 72 óbitos em 172 municípios cearenses. Além do efetivo militar, o Governo do Estado já anunciou a atuação de 4 mil agentes de endemias e 18 mil agentes de saúde em todo o Estado para intensificar as ações de visita casa a casa. Em paralelo, três toneladas de larvicida serão utilizadas na eliminação dos focos de infestação domésticos. 
*DN

Postado por Josimar Nunes on 22:00. Tópicos .

0 comentários for "Exército reforça combate ao Aedes aegypti no Ceará a partir desta quinta (28)"

ESPAÇO FEMININO

Total de Acessos

Mural de recados

ANUNCIE CONOSCO

ANUNCIE CONOSCO
Farmácia Leve Mais

Mais acessadas

LEIA A BÍBLIA