Publicado em:sexta-feira, 22 de junho de 2012
Postado por Josimar Nunes

Prefeito de Ipu está preso no Corpo de Bombeiros

O prefeito de Ipu, Sávio Pontes (PMDB) já está preso na sede do Corpo de Bombeiros, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. Ele se apresentou nesta quinta-feira (21) à Polícia depois de seis dias foragidos. Sávio Pontes é acusado de desviar R$ 3,1 milhões oriundos de convênio com a Secretaria das Cidades e destinados à construção de banheiros populares.
Desde a última sexta-feira (15), quando teve a prisão preventiva decretada, o advogado do prefeito, Flávio Jacinto, havia anunciado que ele se entregaria à Polícia na segunda-feira. O advogado ganhou tempo para dar entrada com um pedido de habeas corpus preventivo que, no entanto,  não foi emitido até esta quinta-feira.
 
Sávio Pontes teve a prisão decretada juntamente com outras sete pessoas, entre funcionários públicos de Fortaleza e de Ipu. Nesta sexta-feira (22), o desembargador Francisco Darival Beserra vai decidir se o prefeito deve continuar preso na sede do Corpo de Bombeiros ou será transferido para a Delegacia de Capturas, onde outras cinco pessoas suspeitas de participação no esquema do "escândalo dos banheiros" estão detidas.
 
Apesar do convênio firmado com a Secretaria das Cidades, do Governo do Estado, a Prefeitura de Ipu não construiu os banheiros para a população carente ou foram entregues parcialmente.
 
Jurandir Santiago
 
O dinheiro para as obras foi repassado por Jurandir Santiago, que na ocasião era secretário adjunto. Jurandir Santiago foi denunciado como participante do esquema. O Ministério Público constatou que R$ 100 mil da verba destinada à compra de kits sanitários foram parar na conta de um posto de gasolina, do qual Jurandir Santiago era sócio juntamente com a ex-mulher, Silvia Marta Rubens Bezerra,  e o engenheiro civil da Prefeitura de Ipu, Tácito Guimarães de Carvalho, que se encontra preso. Nessa quarta-feira (20), ele renunciou ao cargo de presidente do Banco do Nordeste do Brasil e constituiu advogado para preparara sua defesa.
 
Ex-presidente do TCE
 
As primeiras denúncias que vieram a pública estavam relacionadas ao município de Pindoretama. O Ministério Público Estadual apurou que o ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Teodorico Menezes, estaria no comando do desvio de verbas destinadas à construção de banheiros públicos. Para isso, contava com uma rede de associações comunitárias comandadas por aliados políticos. O dinheiro teria sido usado ainda na campanha de reeleição do filho, o deputado estadual Téo Menezes.
 
Teodorico foi afastado do cargo pelos conselheiros do TCE e em seguida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que também determninou a quebra de sigilos bancário e fiscal.
 
Fonte: Cnews

Postado por Josimar Nunes on 11:18. Tópicos .

0 comentários for "Prefeito de Ipu está preso no Corpo de Bombeiros"

PARABÉNS UMIRIM

PARABÉNS UMIRIM

ESPAÇO FEMININO

Total de Acessos

Mural de recados

ANUNCIE CONOSCO

ANUNCIE CONOSCO
Farmácia Leve Mais

Mais acessadas

LEIA A BÍBLIA